Além do Bonjour 2.0

por Distrito 4540

Área de enfoque
Educação básica e alfabetização

Introdução

Segundo pesquisas realizadas recentemente, pode-se notar que o francês é uma das línguas principais de negociações e conseqüentemente uma das exigidas no mercado de trabalho. Infelizmente não são muitos os que possuem acesso ao aprendizado desse idioma, que por muitas vezes possuem um elevado valor para o ensino e difícil acesso.

Além disso, poucas pessoas possuem a oportunidade de viajar para a França e conhecer a cultura francesa. 

Quem

O projeto contou com a participação de Rotaractianos, com a parceria de: 

- Wilian Augusto, economista de São Paulo;

- Caio Fábio, Designe gráfico e tradutor;

- Jean Luc (Francês), diretor de cinema;

- Guilherme Honrado, produtor de filme;

- Aurelien Bouché, Francês de Lyon - Distrito 1710, ;

- Oscar Imbault , Francês de Luneville - Distrito 1790;

- Guilherme Padini, professora de francês;

- Maria Fernanda Bonfim, professora de francês;

- Nathan Ventura, professor de francês;

- Raquel Cordeiro, professora de francês;

- Maria Luiza Menani, professora de francês;

- Eduardo Cervi, professor de francês;

- Emilly Kauana, professora de francês;

- Anais Morais, professora de francês;

- Fernanda Gremski, professora de francês; Maria Bortoni, professora de francês; 


O quê

O projeto Além do Bonjour 2.0, é uma réplica do projeto Além do Bonjour, já realizado pelo Rotaract Club de Franca, porém de uma forma maior e melhorada. A essência do projeto continuou a mesma: Ensinar noções básicas de francês para a comunidade em geral de forma gratuita. Mas o clube com um pouco mais de maturidade e percepções do projeto, pode fazer mudanças para agregar mais valor, aumentando sua internacionalidade, criando maior integração com outros distritos (principalmente de Rotary internacional) e também apresentando mais a parte cultural.

No dia 21 de junho de 2020, quando o projeto foi apresentado pelo Rotaractiano Xaarleson Barros, a ideia era manter o mesmo planejamento da primeira edição, apenas aumentar o número de alunos nas turmas, totalizando 90 alunos, já que havia sido identificado um numero de desistências e evasão na primeira edição. Porém, em uma pré-divulgação no instagram, se notou que a quantidade de pessoas que conheceram o projeto por conta da primeira edição e gostariam de participar era grande. Então os Rotaractianos de Franca começaram a buscar por professores voluntários, para atingir um numero maior do que 90 pessoas, o que era a previsão. Simultaneamente o material didático utilizado nas aulas foi aprimorado e adaptado conforme sugestões feitas na pesquisa de satisfação realizada no termino da primeira edição.

Entre o dia 04 e 05 do mês de julho de 2020, recebemos retorno de vários professores de francês de diferentes lugares do Brasil, sendo esses, a Maria Fernanda Bonfim (Uberlândia- MG), o Guilherme Prandini (Belo Horizonte- MG), a Anaís Morais (Barbacena-MG), o Nathan Ventura (Franca- SP), a Maria Luiza Mazza (Monte Alto- SP), o Eduardo Cervi (Franca-SP), a Emilly Kauana (Rio do sul-SC), a Fernanda Gremski (Contenda-PR), a Raquel de Lima (São José dos Pinhas-PR) e nossa professora auxiliar cultural Maria Bortoni (Curitiba-PR). A partir desse momento a problemática mudou, pois começou a se pensar que não teriam tantos alunos para a quantidade de professores, se mantivesse a divulgação da primeira edição, que foi feita apenas no distrito 4540 pelos grupos de WhatsApp, então, para solucionar, o Rotaract Club de Franca entrou em contato com todos os diretores distritais de Imagem Pública do Brasil e pediu ajuda para divulgar em seus grupos de WhatsApp de Rotaract sobre o projeto e pedir a ajuda de todos na divulgação. Em um dia após essa solicitação, o instagram do Rotaract Club de Franca recebeu mais de 300 novos seguidores, dando maior confiança em aumentar tanto o projeto na sua segunda edição.

No dia 19/07/2020 começaram as divulgações do projetas no nosso instagram e grupos de WhatsApp, todas visando captar inscritos e passar todas as informações sobre como funcionaria o projeto. A primeira publicação de divulgação foi através de um vídeo informativo sobre a história do Rotaract Club de Franca e como surgiu o Além do Bonjour, a segunda, no mesmo dia, foram alguns vídeos de alunos que participaram da primeira edição e a opinião dos mesmos sobre o projeto e a terceira foi a divulgação dos professores que apoiaram o projeto. Continuando nas divulgações, no dia 24/07/2020 foi divulgado um vídeo da professora auxiliar, Maria Bortoni, explicando como seriam passado as dicas culturais sobe a França através de vídeos gravadas e como daria as dicas complementares das aulas. Ainda no dia 24, as inscrições foram abertas às 20h, sendo 219 vagas divididas em 13 turmas com diferentes horários durante a semana, dando uma média de 17 vagas por turma. No dia 25, as 7h30 min, todas as vagas já tinham sido preenchidas. Com todas as vagas já preenchidas, informamos o encerramento das inscrições e passamos algumas instruções para os inscritos.

O projeto, Além do Bonjour 2.0, contou com a ajuda dos rotaractianos para estarem auxiliando os professores, cada turma tinha um auxiliar, onde o primeiro trabalho deles foi criar um grupo no WhatsApp com todos os alunos das suas respectivas turmas para facilitar o contato, os auxiliares ficaram responsáveis por criar o link na plataforma jitsi meet e enviar para os alunos, apoiar os alunos se ocorressem problemas técnicos com a plataforma e também encaminhar todas as informações do projeto para os alunos, como vídeos de resumos, aulas gravada, sorteio e demais materiais do projeto. Para isso, no dia 26 de julho ocorreu um treinamento online com os auxiliares pela plataforma para explicar todas as configurações e o passo a passo de como criar uma aula e ajudar os alunos se necessário.

Antes do início as aulas do Além do Bonjour 2.0, o professor Guilherme Prandini, realizou aulas de gramática francesa para os professores no dia 23 e no dia 30 de julho. Essas aulas serviram para os professores se conhecerem, terem conhecimento da plataforma utilizada para as aulas e aumentar a qualidade do projeto.

Oficialmente, no dia primeiro de agosto de 2020, as aulas de noções básicas de Frances do projeto Além do Bonjour 2.0 foram iniciadas, tendo aulas nos seguintes horários, professores e auxiliares:

- Turma A - Sábado, às 10h, com a professora Emily Kauana e a rotaractiana auxiliar Paula Cristina;

- Turma B - Sábado, às 14h30min, com o professor Xaarleson Barros e o rotaractiano auxiliar Henrique Carmelo;

- Turma C - Sábado, às 17h, com o professor Xaarleson Barros e a rotaractiana auxiliar Laura Vidal;

- Turma D - Segunda-feira, às 16h, com a professora Anaís Morais e o rotaractiano auxiliar Renan Jorge;

- Turma E - Segunda-feira, às 19h, com o professor Guilherme Prandini e a rotaractiana auxiliar Lívia Caetano;

- Turma F - Terça-feira, às 18h30min, com a professora Fernanda Gremski e a rotaractiana auxiliar Laura Vidal;

- Turma G - Quarta-feira, às 9h, com a professora Maria Fernanda Bonfim e o rotaractiano auxiliar Luis Eduardo;

- Turma H - Quarta-feira, às 19h, com a professora Raquel Cordeiro e o rotarctiano auxiliar Murilo de Almeira;

- Turma I - Quinta-feira, às 14h, com a professora Maria Luiza Mazza e o rotarctiano auxiliar Luís Eduardo;

- Turma J - Quinta-feira, às16h, com o professor Eduardo Cervi e a rotaractiana auxiliar Juliana Bovo;

- Turma K - Sexta-feira, ás 16h, com o professor Nathan Ventura e a rotaractiana auxiliar Lívia Caetano;

- Turma L - Sexta-feira, às 19:00, com a professora Raquel Cordeiro e a rotarctiana auxiliar Laura Vidal;

- Turma M - Sexta-feira, às 19:00, com o professor Xaarleson Barros e a rotarctiana auxiliar Leticia Anjoleto;

O material do Além do Bonjour 2.0 foi dividido em 5 módulos, sendo um para cada aula. No primeiro, fora ensinado: cumprimentos, etiquetas sociais, pronomes pessoais, apresentação e o verbo "appeler" (chamar); no segundo: verbo "être" (ser/estar), expressões usando o verbo, clima, temperatura e algumas partes do corpo humano; no terceiro: verbo "avoir" (ter/haver), expressões usando o mesmo, números e pronomes interrogativos; no quarto módulo: dias da semana, meses, dizer as horas, momentos do dia e o verbo amar e adorar; e no quinto: adjetivos pessoais, membros da família, cores e negação.

Tanto o material didático, como os slides de apresentação do conteúdo nas aulas eram padronizados para todos os professores, esse material foi desenvolvido pelo Rotaractiano de Franca, Xaarleson Barros e corrigido por nativos franceses. Os professores tinham a liberdade para modificar os slides, contando que os conteúdos continuassem os mesmo e fossem aplicados em suas devidas aulas. Seguindo o cronograma de aula, todos os dias da semana tinham ao menos uma aula, menos aos domingos, e cada professor usava sua própria didática para a aplicação do conteúdo. Terminando as aulas no dia 4 de setembro, com cada professor dando cinco aulas, sendo uma por semana.

Como na primeira edição do projeto foi notado um número de evasão (alunos que fazem inscrição e não participam de nenhuma aula) e um número de desistentes (alunos que participam de uma aula apenas), o Rotaract club de Franca, visando diminuir esses números, todos os domingos era realizado um sorteio de gramática de francês entre os alunos inscritos que estavam presentes nas aulas. Além disso, era possível, o aluno, caso perdesse sua aula por algum imprevisto, repor em outros horários. E para fixação melhor do conteúdo, no final de cada aula era enviado exercícios de fixação e um vídeo do resumo de todo o conteúdo da aula, esses gravados por um dos professores do projeto. Os resumos gravados além de ajudar os alunos como os estudos mostrava diferentes maneiras de pronuncia dos professores.

Também para fazer melhorias comparadas com a primeira edição, o Além do Bonjour 2.0 contou com a ajuda de uma professora auxiliar que ficou responsável para gravar aulas sobre a cultura francesa e dar dicas de livros, filmes, documentários, musicas e alguns conteúdos de linguagem como gírias, essas aulas além de serem enviadas para os alunos semanalmente, também eram publicadas nos stories do instagram do Rotaract Club de Franca.

Ao termino das aulas foi enviado um link no drive como todo o conteúdo passado no projeto, apostila, vídeos dos resumos das aulas, exercícios de fixação, uma mini dicionários com palavras mais usada do idioma e um livro em PDF do pequeno príncipe, todo em francês. Além disso, para fazer os alunos se sentirem mais perto do idioma no dia 14/09/2020 foi feito um sorteio com os alunos do projeto para participarem de uma vídeo chamada com um nativo, para porem em pratica o que aprenderam e fazerem perguntas sobre curiosidades do idioma e da França. No 27/09/2020 foi realizada a vídeo chamada com 4 alunos, com mais de 2h de duração onde os alunos se sentiram confortáveis para fala como o nativo e fizeram diversas perguntas.

O Além do Bonjour 2.0 foi um grande sucesso e superou todas as expectativas dos rotaractianos do Rotaract Club de Franca. O projeto contou com professores de vários lugares do país, alguns que participam do Rotex, alunos de todas as regiões do Brasil e até alunos dos Estados Unidos, além de ter o auxilio de Franceses para a correção do material e maior comunicação e internacionalidade de Rotary internacional.

Após a última aula realizada do projeto, Além do Bonjour 2.0, solicitou-se que os alunos respondessem uma pesquisa de satisfação. O projeto recebeu feedbacks positivos, onde 99% dos alunos indicariam para outras pessoas, 94% participariam de uma continuação do projeto e 45% gostariam de ter tido mais de 5 aulas.

 


Onde

Todo as aulas do projeto ocorreram pela plataforma Jitsi Meet.


Quando

O projeto teve inicio no dia 21/06/2020 e foi finalizado no dia 11/09/2020.

Pessoas Beneficiadas
219



 

Localizar site dos clubes